Um homem de verdade

Perdi meu pai, Roberto Francisco, nesta fria manhã de sábado na cidade de Petrópolis. Trabalhador incansável – quando menino, recordo que ele dava 15 aulas de matemática por dia: cinco pela manhã, cinco à tarde e cinco à noite; aos sábados, mais cinco aulas pela manhã e, aos domingos, corrigia provas -, meu pai tinha muita coragem moral e dedicou grande amor à família. Foi um homem de verdade. Mestre da oratória e da poesia, meu pai ensinou aos sete filhos, em dias festivos, a se saudarem à mesa do café e a discursar na escola e nas ruas em honra à Bandeira nacional e às datas cívicas. Com ele se foi um pedaço de mim. Que Deus o receba, meu pai.

15 Comentários

  • MANOEL RAMPINI FILHO

    junho 17, 06 2017 01:54:50

    Perdi um grande amigo! Dom Roberto!

  • Luciana Carnevale

    junho 17, 06 2017 02:12:43

    Um dos vídeos e uma das representações de carinho e respeito mais lindos que já assisti em 47 anos de vida. Tenho o vídeo em minha lista de favoritos no YouTube. Ouvir Roberto e o professor declamarem e se emocionarem, juntos, é uma dádiva. Um presente de DEUS. Tenho certeza de que o professor Francisco está, já, ao lado do PAI, discursando em versos, para o encantamento do Criador. Meus sinceros sentimentos a você, Roberto, e à sua família. Professor Francisco se foi deste plano feliz e orgulhoso com a família que constituiu. Tenho certeza disso. Meu apoio.

  • marisa silva

    junho 17, 06 2017 03:53:06

    Recentemente perdi minha mãe aos 96 anos. Autodidata, fez inúmeros cursos livres e, para pagar minha faculdade, montou em casa uma escola de corte e costura e de datilografia. Passaram-se apenas 6 meses mas, ainda ouço sua risada ou sua voz me chamando… Peço que Deus lhe dê forças para prosseguir na luta , prosseguir ensinando os valores que eles nos ensinaram a cultuar e preservar. Grande abraço.

  • Luis Gustavo

    junho 17, 06 2017 08:11:58

    Minhas sinceras condolências, Jefferson! Já passei por isso e sei que a dor é muito grande. Muita força!

  • Glauco Antonio Dias

    junho 17, 06 2017 09:16:02

    Meus pêsames Presidente Jefferson, é muito duro a perda de alguém querido. Que seu pai descanse em paz.

  • marcos colares

    junho 18, 06 2017 10:47:11

    Dr. Roberto, meus sentimentos a você e a sua família, pela perda de seu Pai. Que boa expressão de seu reconhecimento pela trajetória de trabalho e moral em quem prezou pela família. Que o bom Deus o receba em sua infinita bondade. Meu Pai, também partiu a 04 anos atrás nos deixando o legado de trabalho, espirito do respeito e consideração pelas pessoas, sempre enfrentando as adversidades que a vida lhe apresentou com disposição e fe, fazendo dele um grande VENCEDOR.

  • Ana Maria Seixas Silva

    junho 18, 06 2017 10:50:13

    MEU AMIGO QUE GRANDE PERDA! HOMENS COMO ELE SÃO RECEBIDOS POR MUITOS AMIGOS ESPIRITUAIS. ESTARÁ BEM CUIDADO. FORÇA E CONSOLO. FICA A SAUDADE E A CERTEZA DE QUE ESTARÁ SEMPRE JUNTO DE VOCÊ. MEUS SENTIMENTOS.

  • JOSE INOCENCIO RODRIGUES

    junho 18, 06 2017 01:17:48

    Fecha-se as cortinas, o palco emudece o maior ORADOR DO BRASIL termina aqui sua palestra….Ficou a semente, R. Jefferson meus sentimentos

  • ARQUIMEDES MATOS

    junho 18, 06 2017 01:42:45

    Esse vídeo mostra o valor de uma família, lindo demais. o nosso pais só vai ser melhor quando tivermos famílias estruturadas, cheias de amor, e foi isso que vimos nesse vídeo. Deus possa confortar seu coração Jefferson.

  • Marcelo Rosa Melo

    junho 18, 06 2017 01:52:46

    Meus sentimentos.

  • Norma

    junho 19, 06 2017 09:31:17

    MEU LÍDER, MEUS SINCEROS SENTIMENTOS EXTENSIVOS A TODA FAMÍLIA POR TÃO GRANDE PERDA. CONHECI O SENHOR ROBERTO FRANCISCO ATRAVÉS DOS COMENTÁRIOS ESCRITOS PELO SENHOR. PENSO QUE DEUS O RECEBEU COM MUITO CARINHO. ABRAÇO

  • César – Fortaleza

    junho 19, 06 2017 11:41:24

    Meus mias sinceros PÊSAMES dr. Roberto Jefferson.

    A perda de um ente querido deixa uma lacuna e uma dor muito profunda.

  • Celita Louback Welsch

    junho 19, 06 2017 05:39:54

    Querido amigo Roberto Jefferson,

    Sinto muito pela sua perda e finalmente consegui lhe encontrar. Que Deus lhe dê paz, e grandes vitóris. Confie no Senhor Jesus!
    Abraços, Celita

  • MARCOS RIBEIRO LOPES

    junho 24, 06 2017 12:45:42

    Prezado, velho amigo e colega, ROBERTO JEFFERSON, e amada família,neste sábado, acessei o seu blog, conforme fazia frequentemente, e somente parei por algum tempo, em face de tratamento de saúde mais intenso, e hoje de madrugada, sem sono em face de problemas de saúde, fui ao computador, acessei o seu blog, e com imensa tristeza soube do falecimento do seu amado pai, o poeta e grande orador, ROBERTO FRANCISCO. Certamente,que o notável orador, o filho, ROBERTO JEFFERSON,tem no DNA,na alma e no coração, a marca indelével do seu nobre e abençoado pai, ROBERTO FRANCISCO. Desde os tempos da Faculdade de Direito, Estácio de Sá, atual UNESA, você se notabilizou em nossa turma de Direito de 1975/1979, como colega, e amigo fiel, cidadão ousado, corajoso, intrépido, inteligente, hábil político e orador nato! Compreendo a sua imensa dor da perda do seu amado pai, pois, perdi os meus amados pais, ELISEU em 2014,e TEREZA, em 2015, minha querida mãe, era uma poetisa, fez o hino, letra e música,da nossa saudosa e antiga Faculdade Estácio de Sá. Assisti nesta madrugada, ao seu vídeo, sobre o seu amado pai, poeta e orador notável, os vi, numa dobradinha, num dueto, virtuoso e abençoado por DEUS, declamando lindos versos, muito emocionado fiquei, cheguei às lágrimas, e saudade dos tempos da nossa velha turma de direito de 1975/1979. Sempre ao longo destes anos, acompanhei com satisfação e orgulho, a sua trajetória política vitoriosa e corajosa, lutas e desafios da vida, bem como, da sua querida filha, CRISTIANE BRASIL! Nossas orações ao DEUS ETERNO, por sua preciosa vida, amigo e colega, ROBERTO JEFFERSON, e por toda sua amada família! Muita saúde, força, e fé em DEUS! Abraços do sempre amigo e colega, MARCOS RIBEIRO LOPES, e de minha família (Marquinhos da turma direito 1975/1979, morador da usina da tijuca, Rio)

  • FRANCISCO GOMES

    julho 23, 07 2017 11:00:33

    MORRE O ILUSTRE PROFESSOR ROBERTO FRANCISCO (PAI DO DR. ROBERTO JEFFERSON), MAS FICA A MEMÓRIA ETERNIZADA NOS SEUS BONS EXEMPLOS.
    Peço a Deus, na sua infinita bondade, que dê ao ilustre Prof. Roberto Francisco o lugar reservado aos justos, e conceda à família enlutada o conforto necessário para suportar a dor e a saudade.

Deixe uma Resposta