Moro condena Lula a nove anos e meio de prisão

O juiz Sérgio Moro, responsável pelos processos da Operação Lava Jato, condenou o ex-presidente Lula a 9 anos e 6 meses de prisão pelos crimes de corrupção passiva e de lavagem de dinheiro. A acusação é pela ocultação da propriedade de uma cobertura triplex em Guarujá, no litoral paulista, recebida como propina da empreiteira OAS, em troca de favores na Petrobras.

Esta é a primeira vez, na história que um ocupante da Presidência é condenado por um crime comum no Brasil. A sentença foi publicada nesta quarta-feira (12) e permite que o petista recorra em liberdade. Na sentença, de 218 páginas, o juiz Moro resume as acusações que pesam contra Lula, relata os argumentos da defesa e analisa as provas documentais, periciais e testemunhais. O magistrado afirma que houve condutas inapropriadas por parte da defesa de Lula que revelam tentativa de intimidação da Justiça e, por isso, até caberia decretar a prisão preventiva do ex-presidente. Porém, decidiu não mandar prendê-lo por “prudência”.

Por “falta de prova suficiente da materialidade”, o juiz absolveu Lula das acusações de corrupção e lavagem de dinheiro envolvendo o armazenamento do acervo presidencial numa transportadora, que teria sido pago pela empresa OAS.
Moro determinou ainda que Lula não pode exercer cargo ou função pública pelo dobro do tempo da pena, ou seja, a 19 anos. A decisão, no entanto, só passa a valer após ser referendada por colegiado – no caso, o Tribunal Regional Federal da 4ª Região.

1 Comentário

  • marcos colares

    julho 14, 07 2017 08:49:42

    Amem, Aleluia. Graças a Deus, a Você (PTB) de Getúlio Vargas, ao Presidente Temer, e ao Dr. Sergio Moro ,, o Brasil esta livre desta ameaça as instituições democráticas. Esse Lula, e seus comparsas(Dilma, Ideli e Cia), finalmente não lograrão mais ninguém. Que a sua pena sirva de exemplos para os ESPERTALHOES DO SAGRADO DINHEIRO PUBLICO(Aqui em Jacinto Machado existentes). Que respeitem os discursos . Chega de roubalheira, de mentira, de poder sujo. O Brasil quer ORDEM E PROGRESSO, e para isso Dr. Roberto, teremos que contar mais uma vez com o seu apoio na TRIBUNA DO SENADO FEDERAL, REPRESENTANDO E ESTADO DO RIO DE JANEIRO E TODO POVO BRASILLEIRO. O pior já passou. AGORA E PTB. PRA FRENTE BRASIL.

Deixe uma Resposta