Economia sai do fundo do poço

Depois de oito trimestres consecutivos de queda, o IBC-Br, índice do Banco Central que antecipa o PIB, revela que o Brasil teve um primeiro trimestre de alta na atividade econômica. De acordo com o índice, houve alta de 1,12% nos três primeiros meses do ano, encerrando oito trimestres seguidos de desempenho negativo. Em março, a economia encolheu 0,40% em comparação com fevereiro, mas não teve força para abater a recuperação mais forte ocorrida no primeiro bimestre.

O resultado altamente positivo na atividade econômica vem se somar a outros indicadores que mostram uma pequena aceleração na recuperação do crescimento. O Brasil já deixou para trás o fantasma do descontrole inflacionário, já reduziu o dólar em mais de R$ 1 real, e estamos avançando na redução das taxas de juros, cuja previsão é caírem para cerca de 8% até dezembro. Além disso já há a sinalização de que os investimentos privados estão voltando. Resta acelerar a agenda de reformas e de privatizações, para reverter a curva do desemprego.

O mais importante é verificar que estamos voltando do fundo do poço no qual os governos petistas jogaram o Brasil. Em apenas um ano não seria possível mais do que o que foi visto até aqui em relação à recuperação econômica, mas as perspectivas são cada vez melhores para 2018. Para um país que quase foi à bancarrota com o desastre chamado Dilma Rousseff, é animador já estarmos verificando uma atividade econômica positiva com apenas um ano desde a saída do PT do governo. O melhor ainda está por vir.

2 Comentários

  • Sergio

    maio 16, 05 2017 12:13:40

    O governo deveria fazer a maior propaganda disso! Não pode silenciar! os números são frios! Tem que defender o otimismo! A recuperação da economia. A esquerda se fortalece nisso! As conquistas da era FHC viraram pó na anti propaganda petista! Petistas são especialistas na desconstrução das pessoas! Fala TEMER!

  • MARCOS COLARES

    maio 16, 05 2017 12:30:15

    Dr. RBERTO, O PTB, estando junto e isso que acontece. Vamos la Brasil. E MORO PRESIDENTE E ROBERTO JEFFERSON SENADOR em 2018 que ja esta chegando para nossa alegria. Vamos passar essa vergonha patrocinada pelo lula e seus comparsas.

Deixe uma Resposta