Brasil, Argentina e a reforma da Previdência

Reportagem a revista Istoé desta semana traça um interessante paralelo entre as reformas da Previdência em discussão no Brasil e na Argentina. A reportagem mostra o que aproxima e o que afasta os dois países no debate sobre as alterações na legislação que rege o sistema previdenciário. Leia abaixo um trecho da matéria de Istoé:

“Brasil e Argentina enfrentam uma situação parecida. Uma grave crise e os rombos nas contas públicas causados pela previdência demandam mudanças. Enquanto Macri conta com o apoio do Congresso e a aprovação da população, o governo Temer não conseguiu reunir votos suficientes para aprovar a reforma, que só será votada em fevereiro. Embora a avaliação governo Temer tenha melhorado (segundo o Ibope, 6% o consideram bom ou ótimo, contra 3% na pesquisa anterior), o ano termina com a sensação de derrota para o Congresso na pauta mais importante de sua gestão.

Semelhanças e diferenças

As reformas de Macri e Temer têm alcances diferentes, mas nos dois casos a situação do país exige uma mudança

SEMELHANÇAS

SITUAÇÃO DO PAÍS
Argentina e Brasil têm rombos bilionários nas contas públicas, o que torna as reformas necessárias. Para agravar a situação, os dois países passaram por graves crises financeiras

MEDIDA IMPOPULAR
Nos dois casos, não há consenso sobre a extensão das reformas e a maneira como elas devem ser colocadas em prática; a população se revoltou, mas com intensidades diferentes.

DIFERENÇAS

TAMANHO DA REFORMA
Enquanto a mudança argentina foca na maneira como o benefício é reajustado, a reforma brasileira é mais ampla e aborda idade mínima e tempo de contribuição, entre outros pontos

IMAGEM DO PRESIDENTE
Macri perdeu um pouco de apoio desde janeiro de 2016, quando se elegeu, mas ainda é aprovado por 54% da população argentina. Temer, por outro lado, é reprovado por 74% dos brasileiros.”

 

11 Comentários

  • Alex

    janeiro 04, 01 2018 09:26:21

    È lamentável!!O convite feito a sua filha para o cargo de ministra veio mais perigoso que uma carta convite com ANTHRAX.
    Ainda acho que querem atingir a tua reputação Senhor Jefferson; ao associar o cargo proposto a filha ás acusações que decorrem contra ela.
    Acho que o enganam da mesma maneira ( tapa na mesa)do não sabia.Tenho admiração pela sabedoria o qual vem discorrendo a vida pública.
    Nossa cultura política infamada precisa de homens contrito para mover a nova geração.

  • Thiago Camilo Alberton

    janeiro 10, 01 2018 05:12:08

    Caro Deputado,

    Em relação à medida a ser interposta pela AGU perante o STF no caso envolvendo a suspensão da posse da Ministra Cristiane Brasil, conforme decisão em anexo, gostaria de compartilhar a título de contribuição argumento jurídico relevante, já discutido com o Dr. Gustavo do diretório nacional do PTB, que acompanhou a opinião, conforme segue:

    Considerando que o pedido de liminar na ação popular já havia sido negado em outros processos, não seria o caso de prevenção e litispendência? Caso positivo a decisão que suspendeu a posse não seria nula, por ter sido proferida por um juízo incompetente?

    Art. 5.º da Lei 4.717/65 § 3º “A propositura da ação prevenirá a jurisdição do juízo para todas as ações, que forem posteriormente intentadas contra as mesmas partes e sob os mesmos fundamentos”.

  • ISRAEL PEREIRA ANDRADE

    janeiro 12, 01 2018 09:48:59

    Arnaldo Jabor!!!!.

  • dagc David AUGUSTO GC

    janeiro 13, 01 2018 12:21:07

    Coloca layout pra.mobiles!!!!!

  • marcos colares

    janeiro 20, 01 2018 11:01:24

    DR. Roberto, hoje dia 20.01.2018, e mais um dia aguardado pela nomeação de sua Filha Cristiane Brasil, para comandar a PASTA TRABALHISTA, e ai sim, a promoção da dita REFORMA, dentre tantas outras que o nosso Brasil necessita. Principalmente o COMBATE A CORRUPÇAO. Estamos torcendo pela , FELIZ INDICAÇAO do Presidente Temer, o do PARTIDO TRABALHISTA BRASILEIRO. A Justiça tarda mais não falha. E so questão de horas. A globo e o Pt, jamais querem admitir essa possibilidade, pois com Ela no Ministério do Trabalho, NOVOS TEMPOS EM BUSCA DA ORDEM E PROGRESSO. FE E ESPERANÇA BRASIL.

  • marcos colares Ex – Pres. PTB de JM

    janeiro 21, 01 2018 11:02:14

    Dr., o dia esta chegando, para se iniciar as REFORMAS QUE O BRASIL PRECISA, com a ajuda de Vossa Excelencia, de sua filha Cristiane no Ministerio do trabalho. Agora , sim, depois de todo o calvario percorrido, a NAÇAO BRASILEIRA , ira conhecer melhor ROBERTO JEFFERSON, SUAS IDEIAS E VONTADE DE VER NOSSO PAIS CRESCER COM ORDEM E PROGRESSO. Tambem o PTB, tera papel fundamental na sucessao, elegendo ALCKIMIN para Presidente , Dr Roberto por SP , a Camara Federal, para nos representar e continuar o firme combate a CORRUPÇAO que assalta O BOLSO e a DIGNIDADE DO POVO BRASILEIRO.

  • Marco Aurelio Costa

    janeiro 21, 01 2018 06:36:35

    Jefferson, faço um veemente apelo a você. Volte o seu blog ao formato antigo. É praticamente impossível acessar o blog da forma que ele está agora, principalmente se o acesso é feito através de smartphone. Volte ao padrão antigo, Jefferson! Seus comentaristas e admiradores agradecem!

    • Roberto Jefferson

      janeiro 25, 01 2018 12:49:11

      Caro,
      Eu e minha equipe estamos construindo um blog novo.
      Aguardem.
      Saudações!

  • ISRAEL PEREIRA ANDRADE

    janeiro 23, 01 2018 01:29:08

    Faça um grande favor ao Brasil -Retira o nome da sua filha ao Ministério do Trabalho!!!!!!.

  • RAFAEL ALMEIDA RAMOS

    janeiro 23, 01 2018 03:46:31

    O PTB do Pará não quer apoiar o Governador Jatene(PSDB). Presidente, Roberto Jefferson , A união ideal aqui no Pará é Adnan Demachki governador, Marcio Miranda vice-governador, eder mauro 1º senador, Simão Jatene 2º Senador, e as suplencias de senador serem do PTB e do PSC.

  • marcos colares Ex – Pres. PTB de JM

    janeiro 23, 01 2018 09:48:35

    Dr. Roberto, parece coisa feita, mas se persistirmos, chegaremos la, pois nao e possivel, que esses Juizes, nao saibam destinguir o CERTO do ERRADO. Continuo na expectativa que em breve, SUA fILHA MINISTRA PETEBISTA, assuma a sua funçao pelo qual foi nomeada pelo Presidente Temer(PMDB) , e disposta a realizar um grande serviço ao Brasil.

Deixe uma Resposta